O Departamento de Comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Goiânia acaba de lançar os canais oficiais da comunidade nas principais plataformas de podcast (termo cunhado das palavras “iPod”, da Apple, e do inglês “broadcast”, que significa transmissão). Devido ao avanço das tecnologias digitais nos últimos anos, os podcasts que eram apenas áudios estão se tornando vídeos com entrevistas, diálogos, narrativas, entre outros conteúdos.
A partir deste sábado (8), será possível acompanhar o conteúdo da Central também no Spotify (áudio e vídeo), Apple Podcasts (áudio), Google Podcasts (áudio) e Deezer (áudio).
Os novos meios de distribuição se juntam ao YouTube, Instagram e demais mídias sociais em que a Central de Goiânia já possui comunicação ativa na web. A novidade faz parte de um projeto dos departamentos de Mídia e Comunicação, a partir de 2023, com foco na Igreja Virtual (pessoas que não podem se reunir presencialmente no templo). Atualmente, pelo menos 20 mil usuários estão na audiência consolidada entre os perfis.
“A intenção é ampliar o alcance das mensagens e demais conteúdos produzidos por toda a nossa comunidade, durante e após as programações”, revela Marcos Félix, líder de Comunicação na Central de Goiânia. “A missão da Igreja é iluminar, ser o sal que tempera, levar esperança ao mundo. É um retrocesso imaginar uma igreja desconectada da web e dessas ações na pós-modernidade cada vez mais digital”, alerta Félix.
MOMENTO RELEVANTE PARA A MISSÃO
Pesquisas indicam que o Brasil é o 3º país que mais consome podcasts no mundo (Statista/Ibope), sendo que mais de 40% dos brasileiros tiveram acesso a podcasts pelo menos uma vez nos últimos doze meses. Suécia e Estados Unidos ocupam a primeira e segunda posições, respectivamente.
A missão da Igreja é iluminar, ser o sal que tempera, levar esperança ao mundo. É um retrocesso imaginar uma igreja desconectada da web e dessas ações na pós-modernidade cada vez mais digital” ~ Marcos Félix, líder de Comunicação.
Ainda segundo o estudo, o Spotify lidera com 25% de participação no mercado. O Apple Podcasts vem em segunda posição com 20% e, em terceiro lugar, o Google Podcasts, com 16%.
“Embora isso seja novidade para muitos, é notável que os podcasts já estão na rotina diária. Nem sempre dá para olhar para a tela e assistir a um vídeo mas o áudio vai além e alcança as pessoas enquanto estão dirigindo, cozinhando, no banheiro, antes do sono. Literalmente, estamos ouvindo vídeos e assistindo conversas“, ressalta Marcos Félix. “Enfim, isso potencializa muito o alcance das mensagens de salvação”, finaliza.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que 44% dos brasileiros ouvem podcasts enquanto realizam tarefas domésticas, 38% ao navegar na Internet, 25% antes de dormir e 24% enquanto trabalham ou estudam.
Para acompanhar a Central de Goiânia em podcast, acesse:
YouTube (na aba Podcasts)
https://youtube.com/@centraldegoianiaorg/podcasts
Spotify (áudio e vídeo)
https://acentr.al/spotify
Apple Podcasts (áudio)
https://acentr.al/apple
Google Podcasts (áudio)
https://acentr.al/google
Deezer (áudio)
https://acentr.al/deezer
1 Comentário