A comunidade adventista Central de Goiânia estreou neste sábado (20) um novo formato de conteúdo na Internet: a Escola Sabatina Virtual. A proposta é que fieis e amigos da Igreja tenham mais uma opção (além da presença no templo) para aprender sobre as verdades bíblicas através da Lição da Escola Sabatina – um guia de estudos com 13 temas selecionados a cada trimestre do ano.
Semanalmente, logo após o Culto de Sábado, a atual programação on-line transmitida no canal da Igreja no YouTube seguirá ao vivo diretamente do estúdio, em um formato de talk show com leitura da Bíblia, comentários de convidados e participações de internautas.
A estreia da Escola Sabatina Virtual inaugura também um dos novos estúdios do Centro de Mídia, que tem entre os seus objetivos a criação de projetos de comunicação com maior relevância para a missão da Igreja, alcançando audiências externas multiculturais e ampliando o acesso às mensagens de salvação e esperança na pós-modernidade.
FEITO COM A COMUNIDADE
A jovem Luana Araújo abriu o programa deste sábado convidando os internautas para uma conversa bem dinâmica e aberta, apoiada pelos comentários dos pastores Erick Brenner e Renan Borges.
Luana acredita que a iniciativa é uma porta a mais para compartilhamento do aprendizado. “Porque a Escola Sabatina é isso: ela é proximidade; ela possibilita que cada pessoa dê sua opinião”, afirma.
No chat da live no YouTube, internautas fizeram comentários sobre o tema e elogiaram a iniciativa.
Atrás das câmeras, a esposa do pastor Erick Brenner, Maju Lôbo, acompanhou de perto a estreia do programa. “Através da Escola Sabatina Virtual é possível proporcionar um ambiente de interação para aqueles que nos acompanham, o que não era possível com a transmissão de uma unidade de ação”, acredita Maju. Ainda segundo ela, a igreja virtual tem crescido cada vez mais e essa iniciativa atinge os públicos que buscam um estudo de qualidade, dentro e fora do templo.
NOVOS MEIOS E CONTEÚDO COM FOCO NA MISSÃO
O ide de Mateus 28 incluiu uma Escola Sabatina Virtual” ~ Noé Dutra, líder espiritual (Ancião) para a Escola Sabatina
Nos últimos anos tem crescido o investimento por parte de igrejas, em especial a Igreja Adventista do Sétimo Dia, em recursos tecnológicos e midiáticos. Inclusive, a história da relação dos adventistas com a mídia é marcada por diversos episódios de pioneirismo e inovação, conforme declara um de seus documentos oficiais.
“O ide de Mateus 28 incluiu uma Escola Sabatina Virtual”, afirma Noé Dutra, líder espiritual (Ancião) para as ações da Escola Sabatina na Central de Goiânia. “Podemos assim levar o Evangelho a pessoas que talvez não viessem, num primeiro momento, estudar conosco pessoalmente”, ressalta.
Embora o conceito de “Igreja Virtual” ainda seja recente, e até certo ponto um mistério para alguns, a própria Bíblia Sagrada possui referências claras à necessidade de pessoas “reunirem-se como igreja” (Hebreus 10), com encorajamento mútuo (entre as pessoas) e tendo a visão para o futuro. Sem mencionar outras passagens das escrituras sagradas que evidenciam a necessidade da atuação relevante no mundo, com alusões ao “sal” (que “tempera” o mundo) e à “luz” (que ilumina), entre outras. As novas tecnologias (principalmente as digitais) possibilitam isso.
Em uma referência às inovações humanas, a escritora estadunidense e pioneira da igreja, Ellen G. White escreveu:
“Deus dotou os humanos de talentos e capacidade inventiva, a fim de que seja efetuada a Sua grande obra em nosso mundo. As invenções da mente humana parecem proceder da humanidade, mas Deus está atrás de tudo isso. Ele fez com que fossem inventados os rápidos meios de comunicação para o grande dia de sua preparação” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 409).
SENSIBILIDADE À CULTURA, FIDELIDADE A DEUS
No Brasil, o interesse por podcasts no YouTube cresceu mais de 118% no ano passado. É o que mostra um estudo realizado pela plataforma de vídeos e divulgado recentemente em um evento para agências e profissionais de marketing.
Conforme já publicado aqui, pesquisas indicam que o Brasil é o 3º país que mais consome podcasts no mundo, sendo que mais de 40% dos brasileiros tiveram acesso a podcasts pelo menos uma vez nos últimos doze meses.
Iniciativas como a da Escola Sabatina Virtual podem beneficiar pessoas de todos os lugares, além das paredes, principalmente quando não puderem ir ao templo presencialmente. Mais que isso, parecem corroborar para que a Igreja se torne ainda mais atuante (e relevante) em um mundo de conexões “figitais” (físico + digital). O tempo dirá. Os esforços e resultados também.
1 Comentário